Notícias

Brasília/DF

Quinta, 10 de abril de 2025 - 16h30min

Técnicos da Conab realizarão visita técnica orientativa sobre a Pgpmbio na Paraíba

Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizarão visitas técnicas orientativas nos municípios paraibanos de Cubati, Olivedos, Baia da Traição, Conde, além dos municípios das microrregiões do Seridó Oriental, do Curimataú Ocidental, do Litoral Norte e Litoral Sul Paraibano. A ação tem como objetivo fortalecer a  Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (Pgpmbio), por meio de orientações necessárias para o acesso à Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (Sdpe) por meio do SociobioNet. O sistema permite ao extrativista preencher e enviar diretamente para a Conab uma solicitação para participar da Pgpmbio. Os encontros contarão com extrativistas de umbu e mangaba, o secretário de Agricultura Municipal, técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – (Empaer) e Sindicato Rural.

Com as visitas técnicas, a Conab abrirá oportunidades para parcerias locais para viabilizar participação dos extrativistas com potencial de colheita de umbu que chega a 1.739 toneladas e mangaba 955 toneladas, de acordo com a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) de 2023. A Pgpmbio garante um preço mínimo para diversos produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros. A iniciativa ajuda ainda a fomentar a proteção ao meio ambiente, além de contribuir com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas, garantindo, inclusive, renda às populações locais.

A Conab apoia a comercialização destes produtos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da SDPE, que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal e pesquisado pela Conab. A safra de 2024 garantiu para 747 extrativistas a subvenção de R$ 721.581,20 referente à comercializado pelos extrativistas com as empresas de polpa de fruta e em feiras livres a quantidade de 1.399.344,36 kg do produto umbu e mangaba, in natura.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

+ Notícias
Eventos
Conab
DF
+ Notícias