Porto Alegre/RS
Quinta, 03 de abril de 2025 - 15h45min
Certificação e avanços da produção orgânica no Estado serão debatidos em encontro em Porto Alegre, diz Emater/RS
Ouvir as opiniões, demandas e anseios dos agricultores agroecológicos sobre produção, pesquisa, extensão rural, legislação, certificação e comercialização desses alimentos, e encaminhar soluções e propostas para essas e outras questões que envolvem os mecanismos de certificação Organismos de Controle Social (OCSs) e Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opacs). Com esses objetivos, agricultores agroecológicos ou ecologistas do RS se reúnem em Porto Alegre na próxima semana (08 a 10/04), para o Encontro de OCSs e Opacs, na Casa de Oração São João da Cruz (Av. Prof. Oscar Pereira, 5.119, bairro Cascata).
Além de produtores orgânicos, devem participar assessores técnicos e representante de entidades ligadas à produção orgânica, como a Emater/RS-Ascar, que integra a Comissão de Produção Orgânica do RS (CPOrg). Essa Comissão está organizada desde 2006, instituída pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sendo composta de forma paritária por instituições da sociedade civil e do poder público.
Encontros dessa natureza são realizados desde fevereiro de 2017. Para o Encontro deste ano, destaque para a produção de mudas e sementes, cultivo elevado, substrato e bioinsumos, além de debates sobre a apropriação e entendimento da legislação em vigor e identificação de entraves para o avanço da produção orgânica. Pretendemos avançar na implementação e criação de políticas públicas de incentivo à produção orgânica e à agroecologia, ressalta o secretário executivo da CPOrg, Leonardo Toss, que é engenheiro agrônomo e servidor público da Superintendência do Mapa no RS.
Segundo Toss, no RS há 3.378 produtores orgânicos, sendo 551 certificados por certificadoras, 2.604, por Opacs, e 223 produtores certificados por OCSs (fonte:https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/orgânicos).
As sistematizações e encaminhamentos serão apresentados na tarde de quinta-feira (10) para autoridades e gestores das instituições representativas da produção orgânica, como das secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), Assembleia Legislativa do RS, com representação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, além do Mapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater/RS-Ascar.
Fonte: Emater/RS-Ascar